O que é a Editora Krater?

Somos uma editora especializada em livros sobre cerveja. Nosso objetivo é produzir os melhores livros sobre cerveja disponíveis no mercado brasileiro, com qualidade técnica e gráfica de nível mundial.

Somos apaixonados por cerveja, com anos de atuação profissional no mercado cervejeiro, e acreditamos que uma sólida base de conhecimento é fundamental para que a cerveja artesanal continue crescendo no Brasil. Acreditamos também que isso vale para todos que se interessam por cerveja, seja cervejeiro profissional ou consumidor, homebrewer ou dona de bar.

editora-krater_quem-somos.jpg
 

Linha do tempo

2017

Diego Masiero e Pedro Paranhos, que até então não se conheciam, têm a mesma ideia: produzir livros sobre cerveja em português. Por coincidência, quase na mesma semana, ambos fizeram contato com a mesma editora, que os colocou em contato. Após algumas trocas de e-mail, perceberam a sinergia de motivações, valores e habilidades, e assim nasceu a Editora Krater.

2018

Com a cara e a coragem (e a parceria com a Editora Letramento, que mostrou o caminho das pedras do mercado editorial), a Krater lança seu primeiro título, Radical Brewing, durante o Festival da Cerveja de Porto Alegre.

2019

Meio ano após o lançamento, a Krater traz o autor do livro, Randy Mosher, para uma turnê pelo Brasil. Foram duas semanas intensas de eventos, palestras e workshops em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Poucas semanas depois, o convidado é Stan Hieronymus, que passa por Campinas, São Paulo e Porto Alegre para uma série de palestras sobre lúpulo. No fim do ano, a editora lança a edição brasileira do livro de Stan: Lúpulo.

2020

A pandemia de Covid-19 varre o mundo. Tempos difíceis para todos, e para a Krater não foi diferente. Por sorte, a editora já operava de forma remota e lentamente foi ganhando tração. Com mais tempo em casa, as pessoas passaram a buscar outras formas de entretenimento (como a leitura), continuaram seus hobbies (como fazer cerveja em casa), e se habituaram a comprar pela internet. No meio do ano, vem o primeiro lançamento nacional, Direito para o Mercado da Cerveja. Em novembro é lançado o Levedura.

2021

O ano começa com o lançamento do Água. Logo em seguida, a primeira contratação em regime CLT. Ainda no primeiro semestre, a Krater inaugura seu showroom e escritório anexo à 4Beer unidade 4º Distrito, em Porto Alegre, e lança A Nova IPA em versão revisada e atualizada. E a história está apenas começando…

 
krater-grega.jpg

Krater da região de Ática, Grécia, 450–430 a.C.

De onde vem o nome Krater?

A palavra Krater significa algo como “recipiente para misturar” em grego.

Na Grécia Antiga era comum a prática do Symposium, a parte final de um banquete na qual filósofos e aristocratas discutiam os mais diversos temas.

Krater era o grande vaso que ficava cheio de bebida no centro da sala, da qual todos compartilhavam. Pena que, naquela época, a bebida preferida para estas ocasiões era o vinho. Cerveja era a bebida do povão. Mal sabiam eles o que estavam perdendo!

O mundo evoluiu muito desde então, e hoje preferimos a democrática cerveja abastecendo nossas discussões elevadas. E as discussões fúteis também. E acompanhando nossas refeições. Bom, na verdade quase tudo fica melhor com cerveja.

E quanto mais aprendemos sobre cerveja, maior é o prazer em bebê-la. Por isso nos inspiramos nesta peça central dos debates da Grécia Antiga para simbolizar nossa empreitada por mais conhecimento sobre cerveja.

 
editora-krater_diego-masiero-2.jpg

DIEGO MASIERO

COFUNDADOR

Formado em Educação Física, deixou o serviço público para dedicar-se integralmente à cerveja artesanal.

editora-krater_pedro-paranhos.jpg

PEDRO PARANHOS

COFUNDADOR

Formado em Educação Física, deixou o serviço público para dedicar-se integralmente à cerveja artesanal.

editora-krater_gabriela-lando.jpg

GABRIELA LANDO

EDITORA

Formado em Educação Física, deixou o serviço público para dedicar-se integralmente à cerveja artesanal.

editora-krater_francisco-bellone.jpg

FRANCISCO BELLONE

CONSULTOR

Formado em Educação Física, deixou o serviço público para dedicar-se integralmente à cerveja artesanal.