Apresentação à edição brasileira do Radical Brewing – por Cilene Saorin

cilene-saorin
Cilene Saorin é mestre cervejeira, Beer Sommelier e consultora com mais de 20 anos de experiência no mercado cervejeiro.

Eu conheci o Randy em 2008 através de Marcelo Carneiro. À época, Marcelo o contratava para os trabalhos de redefinição gráfica dos rótulos da Cervejaria Colorado. Fiquei impressionada com seu talento como desenhista, seu amplo conhecimento sobre a cultura das cervejas, e sua simplicidade no trato. Uma pessoa admirável, extremamente acessível e carismática. O livro Radical Brewing já existia nessa época e me foi por ele, em pessoa, presenteado. Um momento luxuoso e emocionante.

Randy Mosher é um dos personagens chave na história recente da brilhante cena cervejeira dos Estados Unidos. Atuou e segue atuando ao lado de Charlie Papazian, da Brewers Association, Sam Calagione, da Dogfish Head, Lyn Kruger e Keith Lemcke, da Siebel Institute, Ray Daniels, do Cicerone Certification Program e tantos outros personagens multidisciplinares dessa cena.

Seus livros apresentam a cultura das cervejas em diferentes matizes – dependendo do público leitor com o qual ele deseja se comunicar – sempre de forma muito elegante e didática. Certamente, sua marcante personalidade e seu peculiar traço como desenhista ajudam muito no resultado excepcional de seus livros.

O livro Radical Brewing faz inicialmente uma introdução aos temas primordiais – como história, matérias-primas, processos – e logo desvela-se ao tratar, de forma holística, os diferentes estilos de cerveja. Uma fusão entre as bases históricas e uma desprendida e ousada maneira, própria do autor, de conceber receitas.

Este livro é um convite aberto a todas as pessoas que desejam aprofundar-se no entendimento dos estilos de cerveja e na construção de receitas tradicionais e contemporâneas. Aos iniciantes nesse tema, um guia descontraído para esta empolgante jornada. Já aos veteranos das panelas, tinas e afins, este livro certamente trará inspiração e um sopro de criatividade e liberdade para desenvolver-se em sua própria voz.

Uma leitura muito recomendável, é será melhor caso tenha uma cerveja querida em mãos. Isso deve fazer toda a diferença. Isso deve nos ajudar a pensar diferente e melhor – mais ampla e generosamente. É exatamente a isso que se propõe este belo livro.

Desejo a todos uma leitura agradável e lindas cervejas. Saúde!

— Cilene Saorin

Um comentário em “Apresentação à edição brasileira do Radical Brewing – por Cilene Saorin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *